Um grupo de assaltantes, liderado por uma mulher de 70 anos, está a espalhar o terror em várias aldeias do Concelho de Cinfães. São netos e sobrinhos da mulher e as autoridades atribuem-lhes a autoria de mais de duas dezenas de assaltos, maioritariamente a pessoas idosas e com recurso à violência.
O mais grave desses assaltos teve lugar na aldeia de Espadanedo, onde um homem, de 78 anos, foi agredido com um ferro e ficou cego de uma vista, tudo para lhe roubarem 65 euros (ver caixa).
O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Lamego, em colaboração com os militares de Souselo, deteve anteontem dois dos suspeitos. Um ficou em prisão preventiva e o outro está em casa com pulseira electrónica.
Para além de pessoas, os rapazes, todos entre os 20 e os 32 anos, assaltam também residências e estabelecimentos comerciais. Nas investigações, a GNR detectou dois receptadores do material roubado, em Marco de Canaveses, tendo recuperado vários objectos em ouro e electrodomésticos.
As autoridades recuperaram também "uma quantidade apreciável" de géneros alimentícios, como arroz, massa, conservas e até dois presuntos. Isto na casa da septuagenária que, supostamente, lidera a rede.
A aldeia de Espadanedo vive em clima de medo, tendo os populares referido que "eles [o grupo de assaltantes] já fizeram várias ameaças às crianças da escola". A GNR confirmou ao CM que tem realizado escolta ao autocarro escolar e patrulhas junto à escola.
"DEVEM TER VISTO O CARTEIRO DAR-ME DINHEIRO"
Luís Sousa, de 78 anos, viúvo e a viver sozinho no lugar da Majoada, tinha recebido a pensão na véspera do assalto, no início desta semana. "Devem ter visto o carteiro a dar-me o dinheiro", explica. Ao CM contou que tinha ido à feira a Castelo de Paiva e que quando chegou a casa a porta estava aberta. Pousou os sacos e diz que não se lembra de mais nada. "Devo ter ficado umas horas inconsciente, porque ainda era dia alto quando entrei em casa e os vizinhos dizem-me que já passava das sete da noite quando gritei por ajuda", diz Luís Sousa.
"Só vi sangue a escorrer da vista e pela cara. Sofri muito!" A pancada foi de tal forma violenta que o idoso acabou por perder a vista esquerda tendo sido operado no Hospital de S. João, no Porto. Agora vive na casa de um filho.
POPULAÇÃO ESTÁ AMEDRONTADA
A vaga de assaltos que se tem registado no Concelho de Cinfães está a preocupar a população local. "Andam ladrões por todo o lado, isto está impossível", desabafou ao CM Arlindo Silvestre. O sentimento de medo é comum a todos. A proprietária de um café assaltado diz que "até tem medo de andar na rua durante a noite" e antevê o surgimento de milícias populares. "As pessoas vão acabar por se juntar e fazer justiça, elas próprias", acrescentou, visivelmente revoltada. "É tudo muito violento, as pessoas começam a ter muito medo. Até por causa de uma galinha é logo encostada uma faca ao pescoço de alguém", relatou a mulher.
A GNR de Souselo já reforçou a vigilância naquela freguesia do Concelho de Cinfães, com patrulhas intensivas e com vários elementos à civil pertencentes ao Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Lamego.
30 Janeiro 2009 - 00h30 - Correio da Manhã
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Este mundo cada vez esta pior.
Horrivel.
Postar um comentário